Pindamonhangaba é a primeira cidade do Vale do Paraíba a transmitir as sessões da Câmara de Vereadores via Internet. As transmissões começam a acontecer hoje, às 18 horas, nos endereços https://www.camarapinda.com.br/legislativo.htm ou https://www.camarapinda.sp.gov.br.
A transmissão será realizada pela empresa Embras.net, que montou um esquema aparentemente simples, mas bastante eficaz, composto por uma câmera de vídeo VHS e um microcomputador Athlon 1.1 Ghz com placa de captura de vídeo.
Segundo informações do gerente de Comunicação e Sistemas Web da Embras, Márcio Renoldi, a câmera envia as informações para um servidor em Miami (EUA), que as distribui para o site, possibilitando que as imagens cheguem com apenas três segundos de atraso.
Ele lembrou que a qualidade de imagem vista pelo internauta e velocidade será a mesma em qualquer micro, porque o sistema foi configurado para qualquer tipo de conexão, seja ela a cabo, modem ou via satélite.
O presidente da Câmara, vereador André Raposo, elogiou a iniciativa e comentou que a transmissão on line das sessões será mais um canal de comunicação entre a Câmara e a comunidade. “Além disso, o cidadão que não puder comparecer vai ter a possibilidade de acompanhar pela Internet”, ressaltou.
A princípio, a transmissão das sessões contará apenas com as imagens, mas, na próxima semana, deverá ser incluído o som.
Gerente da Embras mostra equipamento para transmissão
Texto extraído do Jornal da Cidade, publicado em 19 de fevereiro de 2003, na 1ª página