CNM acompanha Semana Nacional de Desenvolvimento Regional

Termina sexta-feira, 22 de março, o prazo para inscrições no curso do ITR
20/03/2013
Tribunal Pleno mantém rejeição das contas da Câmara de Guarujá
20/03/2013
Exibir Tudo

Semana Nacional de Desenvolvimento Regional tem início nesta segunda-feira, 18 de março, no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília (DF). O público inscrito poderá participar da Conferência do Desenvolvimento(Code), que vai debater melhorias regionais. O evento vai até o dia 22.

O evento é organizado a partir de um acordo de cooperação técnica, firmado no ano passado entre o Ministério da Integração e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Paralelo a este evento, ocorre a I Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional.Nelase reunirão os delegados eleitos no ano passado nas etapas macrorregionais nos 26 Estados e no Distrito Federal que precedem o encontro.

Objetivo
Á época os delegados indicaram os princípios e diretrizes que serão debatidos e votados na etapa nacional em Brasília. Eles darão subsídio para a formulação da nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) e a atuação no território.

Essas propostas estão agregadas em quatro eixos:

I – Governança, Participação Social e Diálogo Federativo;

II – Financiamento do Desenvolvimento Regional;

III – Desigualdades Regionais e Critérios de Elegibilidade;

IV – Transversalidade – Implementação da Política

CNM participa da Conferência
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) acompanha e participa da I Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional. Para a entidade, o ente municipal tem importante papel na implementação da nova Política, pois o fomento ao desenvolvimento regional juntamente ao enfrentamento das desigualdades regionais necessitam estar articulados ao potencial produtivo dos Municípios.

Portanto, os projetos de desenvolvimento regional que não dialoguem com o potencial interno dos Municípios dificilmente podem ter papel ativo em promover uma melhor qualidade de vida e oportunidades a geração bens públicos e de consumo para a população.

Para a CNM, a construção de uma Política de Desenvolvimento Regional necessita de maior participação da União com recursos orçamentários e investimentos que potencializem o desenvolvimento interno.

Veja a programação da Semana Nacional de Desenvolvimento Regional.

 

Fonte: CNM / Segunda-feira,18 de Março de 2013 – 

https://www.cnm.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=22153&catid=34&Itemid=138