CNM vai oferecer totens para que gestores consultem informações sobre os Municípios

Na Comissão do Pacto Federativo, CNM defende mudanças na distribuição do ISS
20/05/2015
FPM será creditado nesta sexta, recurso extra deve amenizar a queda
29/05/2015
Exibir Tudo

logocnm-150x100

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) vai disponibilizar vários totens para que os prefeitos possam esclarecer dúvidas,  consultar informações sobre estudos feitos pela entidade nos Municípios e participar de mobilizações que colaborarem para a melhoria da gestão dos Entes. Os recursos estarão acessíveis na arena montada para a XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, marcada para 25 a 28 de maio.

Os totens são computadores disponíveis para os prefeitos acessarem informações sobre os  Municípios, liberadas pela equipe de estudos técnicos da CNM. Adesivos com explicações de como consultar os dados serão espalhados nas arenas.

O primeiro toten disponível abordará as conquistas dos Municípios. O gestor vai poder visualizar os valores de restos a pagar, o montante de quanto a prefeitura deixou de receber com a partilha dos royalties, emendas e desonerações. Também estarão acessíveis consultas sobre o SIOPS, informações gerais da Educação e valores de quanto cada Município vai receber com as parcelas do FPM. Os prefeitos ainda poderão participar de um game do projeto Viva seu Município.


Abaixo-assinado dos royalties
O segundo toten será destinado ao abaixo-assinado criado para manifestar o anseio dos Municípios pela divisão igualitária dos royalties do petróleo. As assinaturas darão subsídio a uma petição do movimento municipalista a ser entregue à ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia.

Ela é autora da liminar que impede a distribuição até que as Ações Diretas de Inconstitucionalidade (Adins) que contestam a Lei dos Royalties sejam apreciadas pela Corte. Até a tarde desta quarta-feira, 6 de maio, foram registradas mais de 2 mil assinaturas entre prefeitos e vereadores de todo o País.


Realidade Municipal
A CNM vai disponibilizar dados dos estudos técnicos realizados pelos colaboradores da entidade com informações inerentes aos gastos dos Municípios em programas assistencialistas nas áreas de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social. Na oportunidade, os gestores terão conhecimento da parcela de contribuição do governo e do Município para a manutenção desses programas. Dessa forma, os prefeitos poderão avaliar a continuidade das ações.


Rede Municipalista
O projeto Rede Municipalista nasceu da intenção da Confederação em estimular as pessoas para que façam parte de uma rede interlocutora entre a entidade e as prefeituras. Nesse sentido, a CNM pretente se aproximar ainda mais dos Municípios.

Para isso, durante a Marcha, a entidade vai esclarecer as dúvidas dos gestores em como fazer a seleção de cidadãos. A intenção é que os escolhidos sejam o contato direto com a CNM. Inicialmente, a ideia é estimular uma pessoa de cada Município.


Observatórios
A CNM também oferecerá totens com informações dos Observatórios dos Lixões, Político, dos Desastres e do Crack onde serão apresentados estudos da Confederação referentes às essas áreas.  Todos os Observatórios serão lançados na Marcha.

 

Fonte: CNM / Quarta-feira, 20 de Maio de 2015 – 

http://www.cnm.org.br/noticias/exibe/cnm-vai-oferecer-totens-para-que-gestores-consultem-informacoes-sobre-os-municipios