Débitos do Simples Nacional estão em fase de consolidação; aplicativo irá auxiliar contribuintes

CNM solicita a Receita Federal informações sobre treinamento do ITR ainda este ano
02/10/2014
Tesouro divulga alterações no PCasp para 2015
06/10/2014
Exibir Tudo

logocnm-150x100

Os débitos de Simples Nacional, parcelados pelos contribuintes na Receita Federal do Brasil (RFB), estão em fase final de consolidação. É o que aponta o Comunicado nº 33 da Secretaria Executiva do Comitê Gestor do Simples Nacional (SE/CGSN), publicado em 3 de outubro.

Juntamente com a consolidação será implantado novo aplicativo de parcelamento, que estará disponível a partir do dia 3 de novembro deste ano. Por meio da ferramenta, será possível solicitar o parcelamento de débitos de Simples Nacional, emitir o Documento de Arrecadação do Simples (DAS) da parcela, acompanhar e desistir do pedido de parcelamento.

A partir de novembro, os contribuintes que possuem pedido de parcelamento deverão acessar o aplicativo “Parcelamento – Simples Nacional”, no portal do Simples Nacional, para a emissão do DAS da parcela.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) chama a atenção dos gestores: durante todo o mês de outubro de 2014 não será exigido o pagamento de parcela mínima do parcelamento –seja do próprio mês de outubro ou qualquer outro. Isso porque o serviço “Emissão de DAS Parcela Mínima” não está mais disponível.

No portal e-CAC, o serviço “Parcelamento de Débitos do Simples Nacional”, utilizado para registrar o pedido de parcelamento, continuará disponível até o dia 30 de outubro. O contribuinte poderá fazê-lo até essa mesma data, porém a parcela será exigida apenas a partir de novembro, após implantação do novo sistema. A consulta dos parcelamentos estará disponível na área restrita do portal do Simples.

Fonte: CNM / Segunda-feira, 6 de Outubro de 2014 – 

https://www.cnm.org.br/noticias/exibe/d%C3%A9bitos-do-simples-nacional-est%C3%A3o-em-fase-de-consolida%C3%A7%C3%A3o-aplicativo-ir%C3%A1-auxiliar-contribuintes