FPM: repasse do 3º decêndio apresenta crescimento de 14,36% comparado ao ano anterior

Siops: nova versão do sistema deve ser baixada pelos Municípios
27/07/2022
TCESP – Painel da Transparência disponibiliza dados sobre orçamento, saúde e ensino nos municípios paulistas
27/07/2022
Exibir Tudo

Nesta sexta-feira, 29 de julho, os cofres municipais recebem o repasse do 3º decêndio do mês do Fundo de Participação dos Municípios. Já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), o valor total a ser repassado aos Municípios brasileiros é de R$ 3.021.291.285,92.

O 3º decêndio representa em torno do 30% do valor esperado para o mês inteiro. Segundo a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), comparado ao mesmo decêndio do ano anterior, o valor apresentou um crescimento de 14,36% em termos nominais, que não consideram os efeitos da inflação. Já o acumulado do mês, em relação ao mesmo período do ano anterior, teve crescimento de 32,05%.

Ao comparar o acumulado do ano, verifica-se que o valor total do FPM vem apresentando uma oscilação. O total repassado aos Municípios no período de 2022 apresenta um crescimento de 28,35% em termos nominais em relação ao mesmo período de 2021.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) reforça aos gestores municipais para que tenham prudência e cuidado com a gestão das prefeituras. A entidade lembra que mesmo que as projeções e os indicadores estejam apontando para um cenário econômico de retomada, o país ainda atravessa um momento de incertezas.

Confira quanto seu Município vai receber de repasse do FPM.

Fonte: CNM/ Quarta-feira, 27 de Julho de 2022 –

https://www.cnm.org.br/comunicacao/noticias/fpm-repasse-do-3-decendio-apresenta-crescimento-de-14-36-comparado-ao-ano-anterior