Ibram disponibiliza publicação que trata da Acessibilidade a Museus

Plantar árvores dará privilégios a Municípios na captação de recursos
19/07/2013
Tribunal de Contas implanta sistema de peticionamento eletrônico
26/07/2013
Exibir Tudo

logocnm-150x100

 

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa aos mais de 500 Municípios que possuem museus que o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), disponibilizou, em sua página, para consulta e download, o volume número 2 da série Cadernos Museológicos, publicado pela instituição no final de abril.

A publicação aborda o tema Acessibilidade a Museus, que deve contribuir para a adaptação das práticas, das instituições e dos espaços existentes, a fim de torná-los acessíveis a toda a população – com destaque para pessoas com deficiência.

De acordo com o Ibram, esse volume da série também tem a finalidade de suprir a carência de informações sobre o tema e contribuir para o processo de democratização do acesso à cultura.

Um dos capítulos do livro discorre sobre as experiências museais no Brasil e no mundo (ter acesso, ver, ouvir, sentir e tocar). São relatados nesse capítulo trabalhos realizados no Museu do Louvre, na França; no Museu de Arte Moderna, em Moma, nos Estados Unidos; no British Museum, na Inglaterra. Além dos museus brasileiros, o Museu Histórico Nacional, e o Museu Villa-Lobos, que ficam no Rio de Janeiro.

As autoras são arquitetas e professoras pesquisadoras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Cadernos Museológicos
Em dezembro de 2011, o Ibram lançou o volume 1 dos Cadernos Museológicos, cujo tema foi Segurança em Museus.

Visite a página do Ibram e baixe todo o conteúdo.

 

Fonte: CNM / Terça-feira, 23 de Julho de 2013 – 

https://www.cnm.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=23517&catid=34&Itemid=134