Mais de 1,7 mil Municípios podem ter recursos do FPM bloqueados; prazo do Siops acaba em 2 de março

Mais de 2 mil Municípios ainda não homologaram dados no Siops; CNM alerta sobre o prazo
25/02/2021
TCESP- Prefeitos têm até sexta para enviar dados de gastos com pandemia
03/03/2021
Exibir Tudo

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) acompanha mensalmente a situação dos Municípios que passam por bloqueios do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Neste momento, a entidade demonstra preocupação com mais de 1,7 mil Municípios que ainda não homologaram  informações referente ao 6º bimestre de 2020 dos gastos com saúde no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops). O prazo termina em 2 de março e o não cumprimento acarreta em bloqueio.

Assim, a entidade municipalista faz um alerta aos gestores municipais, para que façam a homologação. Em caso de problemas com os dados no sistema, os gestores podem entrar em contato com a coordenação do Siops pelo telefone (61) 3315-3173 ou e-mail siops@saude.gov.br. A Confederação informa ainda que, no caso de bloqueio pelo não envio de dados, os repasses poderão ser desbloqueados no prazo de 72 horas após a regularização das informações junto ao Siops.

Os principais motivos para bloqueio do FPM são: ausência de pagamento da contribuição ao Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep); débitos com o Instituto do Seguro Social (INSS) e débitos com a inscrição da dívida ativa pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), além da falta de prestação de contas no Siops.

Caso o bloqueio não seja por causa do Siops, o Ente que se encontra na lista de bloqueados no site do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) deverá procurar o órgão responsável e regularizar a situação para o desbloqueio do repasse.

Em decorrência da pandemia da Covid-19, a Receita Federal do Brasil (RFB) disponibilizou canal de atendimento para facilitar e otimizar os atendimentos. O Dossiê Digital de Atendimento (DDA) é um procedimento administrativo de atendimento da RFB aos órgãos públicos.

Fonte: CNM/ Segunda-feira, 1 de Março de 2021 –

https://www.cnm.org.br/comunicacao/noticias/mais-de-1-7-mil-municipios-podem-ter-recursos-do-fpm-bloqueados-prazo-do-siops-acaba-em-2-de-marco