Mais duas Instruções de Procedimentos Contábeis foram publicadas pelo Tesouro

CNM informa: sistema para lançamento de dados do investimento em Educação está disponível até dia 30 de abril
12/03/2014
Estatuto da Pessoa com Deficiência trará punição para gestores públicos
18/03/2014
Exibir Tudo

logocnm-150x100

 

Instrução de Procedimentos Contábeis (IPCs) de Metodologia para Elaboração do Balanço Patrimonial e Instrução de Metodologia para Elaboração da Demonstração das Variações Patrimoniais – 4 e 5 respectivamente – foram publicadas pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). A Confederação Nacional de Municípios (CNM) chama a atenção dos gestores municipais para as instruções disponibilizadas na sexta-feira, 14 de março.

A instrução 4 tratar dos aspectos gerais das demonstrações contábeis do setor público; o preenchimento, estrutura e os anexos do Balanço Patrimonial, bem como os demonstrativos do superávit/déficit financeiro, assim como as regras de preenchimento dos mesmos. Já, a IPC 5 corresponde aos aspectos gerais das Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público (Decasp), assim com o seu preenchimento e estrutura da demonstração das variações patrimoniais.

As IPCs são de caráter técnico e orientador – buscam auxiliar a União, os Estados e os Municípios na implantação dos novos procedimentos aplicadas na contabilidade. Essas orientações estão no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCasp) e foram instituídas pelo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCasp).

Com as novas instruções, os gestores municipais devem adequar o Balanço Patrimonial e as Demonstração das Variações Patrimoniais – DCasp.

Veja as IPCs e seus anexos na integra aqui

 

Fonte: CNM / segunda-feira, 17 de Março de 2014 – 

https://www.cnm.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=27139&catid=34&Itemid=130