Municípios com regimes próprios passam a utilizar o sistema Gescon-RPPS

FPM: CNM alerta prefeitos sobre queda no repasse do segundo decêndio
19/09/2018
Nota da STN esclarece registros contábeis de transações sem efetivo fluxo de caixa
25/09/2018
Exibir Tudo

Municípios com Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) deverão utilizar o Sistema de Gestão de Consultas e Normas (Gescon – RPPS) para enviar à Secretaria de Previdência (Sprev) a legislação referente aos RPPS. A determinação é da Portaria 393/2018, que trouxe alterações nas normas e parâmetros aplicáveis aos regimes próprios.

Segundo informações da Sprev, o Gescon foi criado para, entre outros, promover a uniformização do conhecimento sobre os diversos assuntos que envolvem os RPPS e melhorar o processo de recebimento da Legislação. O sistema também receberá consultas e questionamentos sobre a legislação dos RPPS e sobre inconsistências nos sistemas, substituindo as comunicações que antes eram realizadas por e-mail ou pelo envio físico de documentos.

O Gescon é composto de três módulos:

  1. Consulta sobre RPPS;
  2. Consulta sobre os Sistemas RPPS; e
  3. Gestão de normas dos RPPS.

A implantação acontecerá de forma progressiva, pois cada RPPS deverá indicar os gestores que terão acesso ao sistema. A partir da liberação do cadastro, cada gestor ficará responsável pela autorização do acesso às ferramentas pelos demais servidores do Município.

Prazos
A Sprev estabeleceu um cronograma de obrigatoriedade para a utilização do sistema pelos entes. Após o início do prazo para a implantação, somente serão aceitas comunicações por meio do Gescon – RPPS.

Clique aqui e confira a Portaria 393/2018

 

Fonte: CNM / Quinta-feira, 20 de Setembro de 2018 – 

https://www.cnm.org.br/comunicacao/noticias/municipios-com-regimes-proprios-passam-a-utilizar-o-sistema-gescon-rpps