Municípios devem alertar contribuintes sobre início do prazo para a Declaração do ITR

Mais de 2,6 mil Municípios fizeram a entrega do Demonstrativo de Contas Anuais pelo QDCC
18/08/2014
CNM alerta sobre prazo para prestação de contas dos Recursos Orçamentários da Assistência Social de 2013
18/08/2014
Exibir Tudo

logocnm-150x100

Pref. Camapu (MS)

Tem início nesta segunda-feira, 18 de agosto, o prazo para que seja efetuada a Declaração do Imposto Territorial Rural (DITR). A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta os governos municipais conveniados com a Receita Federal do Brasil (RFB) em relação ao ITR que façam a divulgação deste prazo juntamente com o Valor da Terra Nua por hectare (VTN/ha), informado a Receita para o exercício de 2014.

A obrigação dos contribuintes do Imposto Territorial Rural atende a Instrução Normativa 1.483/2014 da RFB. O prazo para as declarações termina no dia 30 de setembro.

A CNM explica que o ITR é um imposto declaratório. Assim, o contribuinte tem liberdade de declarar o valor que compreender como correto. Contudo, os gestores municipais devem alertar o contribuinte, pois quando ele for notificado, deverá apresentar documentação fidedigna referente as informações prestadas.

Lei de Improbidade
A CNM, preocupada com o bom desempenho dos gestores municipais a frente dos Municípios, enfatiza que a DITR é responsabilidade exclusiva do contribuinte ou de representante legal. Em relação as informações relativas ao preenchimento e entrega da DITR, é exclusivamente de responsabilidade da RFB, independente do fato gerado do ITR estar localizado em território de Município conveniado.

Portanto, a disponibilização de funcionário ou servidor municipal, além de equipamento para prestar a referida declaração, pode ser caracterizada como ato de improbidade administrativa prevista no inciso XIII, do artigo 10.º da Lei 8429/1992.

Esta situação poderá ser apontada pelos órgãos de fiscalização – o Controle Interno do Município, a Câmara de Vereadores e Tribunal de Contas dos Estados, e acarretar em sérios transtornos para os gestores públicos que praticarem ou permitirem essa ação.

Fonte: CNM / Segunda-feira, 18 de Agosto de 2014 – 

https://www.cnm.org.br/noticias/exibe/munic%C3%ADpios-devem-alertar-contribuintes-sobre-in%C3%ADcio-do-prazo-para-a-declara%C3%A7%C3%A3o-do-itr