Municípios inadimplentes no Siconfi referente às Contas Anuais de 2013 podem ter bloqueio de transferências

Câmara conclui votação do projeto que altera regras sobre a cobrança do ISS
17/09/2015
CNM chama atenção dos gestores para prestação de contas do Siope
24/09/2015
Exibir Tudo

logocnm-150x100

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa aos gestores que muitos Municípios continuam inadimplentes no Siconfi por não ter submetido as contas anuais de 2013 no sistema. A lista divulgada pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) aponta que 104 Municípios estão nessa situação.

Conforme exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/2000), as contas anuais municipais deveriam ter sido encaminhadas ao Poder Executivo da União até o dia 30 de abril de 2014. O não cumprimento da obrigação pode acarretar em sérias restrições, entre elas, o bloqueio das transferências voluntárias.

Apesar de o prazo ter sido encerrado, os gestores municipais ainda podem remeter as suas contas  e regularizar a situação de inadimplência de seu Município no Cadastro Único de Convênios (Cauc). Para isso, o gestor deve seguir instruções dispostas no artigo 5.º da Portaria do STN 702.

Procedimentos
A STN orienta que as contas anuais referentes ao exercício de 2013 deverão ser entregues no Siconfi, disponível no site.

Ao acessar, o gestor deve fazer o preenchimento da DCA, para os entes da Federação que tenham implantado o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (Pcaps) e as Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público (Dcasp) no exercício de 2013. Já para os demais entes, deve ser preenchido o Quadro de Dados Contábeis Consolidados (QDCC).

Clique aqui para consultar a lista de Municípios que estão inadimplentes. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (61) 3412 4913.

Para contas anuais, clique aqui

 

Fonte: CNM / Quarta-feira, 23 de Setembro de 2015 – 

http://www.cnm.org.br/noticias/exibe/municipios-inadimplentes-no-siconfi-referente-as-contas-anuais-de-2013-podem-ter-bloqueio-de-transferencias