A Prefeitura de Nova Iguaçu foi um dos sete municípios brasileiros que ganharam nota 10 em transparência, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira (08/12) pelo Ministério Público Federal em solenidade que celebrou ao Dia Internacional de Combate à Corrupção realizado na sede da Procuradoria Geral no Rio de Janeiro.
No levantamento realizado pelo Ministério Público Federal teve como objetivo verificar se prefeitos e governadores estão cumprindo a lei que obriga a publicação na Internet de todas as receitas e despesas, licitações e contratos firmados pelo poder público e a lei de acesso a informação.
A pesquisa nos sites de prefeituras (5.568 municípios) e governos estaduais (27 estados) foi feita entre 8 de setembro e 9 de outubro onde foram atribuídas notas de zero a dez para cada site, sendo que zero é nenhuma transparência e dez significa transparência máxima.
O ministério público avaliou se os sites de prefeituras e governos estaduais cumprem 14 obrigações de transparência previstas em lei e dois itens considerados boas práticas.
Portal da Transparência
A Prefeitura de Nova Iguaçu, recentemente reformulou seu Portal da Transparência e passou a utilizar ferramentas do Grupo Embras.
O Portal da Transparência é fruto da parceria entre a Embras com a DSTEC, empresa do ramo de tecnologia, que utiliza o GEOSIAP – Sistemas Integrados Georrefenciados para administração pública, desenvolvido pela Embras, que permite armazenar e administrar os dados públicos e divulgá-los em tempo real.
O Geosiap é um amplo pacote de sistemas que oferece soluções inovadoras e sob medida, pois disponibiliza um banco de dados único, possibilitando maior agilidade e segurança no acesso às informações e visando minimizar problemas como duplicidades ou desorganização de dados.
Conheça o Portal da Transparência da Prefeitura de Nova Iguaçu:
http://dstec01.cloudapp.net/esiclivre/index/
Mais informações sobre a pesquisa: http://www.rankingdatransparencia.mpf.mp.br/
Fonte:
Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu http://www.novaiguacu.rj.gov.br/web2/pagina.php?abrir=exibe_noticia_principal.php&idnoticia_principal=946