Portarias liberam recursos federais para manutenção da educação infantil

Cidades Digitais: Municípios terão acesso a aplicativos de inclusão digital
18/06/2014
Comissão da Câmara convocará audiência para debater as mudanças na lei do ISS
24/06/2014
Exibir Tudo

logocnm-150x100

Autorização para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) transferir recursos a educação infantil foi publicada nesta quarta-feira, 18 de junho, no Diário Oficial da União (DOU). As Portarias 16/2014 e 18/2014 da Secretaria de Educação Básica do Ministério de Educação (SEB/MEC) tratam de investimento de verba federal para o desenvolvimento da Educação nos Municípios brasileiros.

Por meio da Portaria 16/2014, o repasses de recursos será para a manutenção de novas matrículas em novas turmas da educação infantil. Isso para aqueles Municípios que pleitearam o recurso conforme dados inseridos no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec) – Módulo E.I. Manutenção – Novas Turmas de Educação Infantil.

O dinheiro liberado por essa medida deve chegar aos estabelecimentos educacionais públicos, instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos conveniadas, que tenham cadastradas novas matrículas em novas turmas. Esses ainda não recebem recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), conforme trata a Resolução 16/2013.

Pref. Propia (SE)

Suplementar
Já, a Portaria 18/2014 trata da transferência de verba suplementar para manutenção e desenvolvimento da educação de crianças de zero a 48 meses beneficiárias do Programa Bolsa Família. O montante será partilhado de acordo com o informado no Censo Escolar da Educação Básica do ano anterior, e conforme a Resolução 17/2013.

Para o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, mais recursos federais para a educação infantil é uma antiga reivindicação dos Municípios.  No entanto, as medidas anunciadas só amenizam, não resolvem o problema do financiamento, principalmente em relação às creches, predominantemente oferecidas em tempo integral.

Fonte: CNM / Quarta-feira, 18 de Junho de 2014 – 

https://www.cnm.org.br/noticias/exibe/portarias-liberam-recursos-federais-para-manuten%C3%A7%C3%A3o-da-educa%C3%A7%C3%A3o-infantil

Veja aqui as portarias 16/2014 e 18/2014