O prefeito do Município de Oliveira Fortes (MG), Ilário Lacerda, visitou a sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), na manhã desta quarta-feira, 22 de maio. A principal preocupação que manifestou aos técnicos foi com relação às constantes quedas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Lacerda é muito participativo no movimento municipalista e visitou a CNM com objetivo de receber orientações na área de Finanças, sobre como poderia melhorar as receitas. O Município tem pouco mais de 2.500 habitantes e a receita é composta basicamente pela atividade dos pequenos agricultores e do FPM.
O prefeito confessa que não sabe como fazer para manter a prefeitura em funcionamento se as previsões de queda no Fundo se concretizarem nos próximos dois meses.
Seca
A prefeita de Varjota (CE), Rosa Cândida Ximenes, também esteve na sede da CNM. Além de preocupada com a queda nos repasses dopref. Varjota (CE)FPM relatou que a seca na região tem agravado a situação. O Município fica localizado no interior do Ceará.
Segundo a prefeita “a salvação do meu Município é que o açude que abastece a região ainda está suprindo a falta da chuva, mesmo que em quantidade reduzida. Ainda assim as famílias que morram no setor rural sofrem pela dificuldade que temos em abastecer a todos”, lamenta.
Rosa Cândida ressaltou que “o trabalho da CNM tem dado força aos Municípios nordestinos. E a luta precisa continuar.”
Fonte: CNM / Quarta-feira, 22 de Maio de 2013 –
https://www.cnm.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=22847&catid=34&Itemid=144