Problemas no sistema do Serpro provocam atrasos em repasses aos Municípios

FPM: nota técnica orienta gestores para regularização em caso de bloqueios
14/01/2020
NOTA CNM: gestão fiscal dos Municípios preocupa neste início de ano
21/01/2020
Exibir Tudo

Em decorrência de um problema operacional no Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), vários sistemas da Receita Federal do Brasil (RFB) e do Simples Nacional apresentaram erros na última semana. Entre os principais sistemas afetados estão a distribuição de parte dos recursos aos entes federados referente à arrecadação do Simples Nacional e do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR); Emissão de Certidão Negativa e Situação Fiscal; Parcelamentos especiais; e-Processos – juntada de documentos, entre outros.

Conforme Comunicado da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), encaminhado no dia 10 de janeiro, a classificação do ITR de todo o decêndio não foi incluída no fechamento da arrecadação do primeiro decêndio deste mês. Isso implica na não distribuição dos valores de ITR correspondentes na segunda cota deste mês de janeiro prevista para esta segunda-feira, 20.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca a necessidade de acompanhamento, pelos Municípios, da regularização dos repasses. Os valores não processados nessa ocasião serão incluídos na distribuição do ITR prevista para o próximo dia 30 de janeiro, quando serão processados, em conjunto, os valores arrecadados no primeiro e segundo decêndios deste mês.

 

Fonte: CNM/ Segunda-feira, 20 de Janeiro de 2020 – 

https://www.cnm.org.br/comunicacao/noticias/problemas-no-sistema-do-serpro-provocam-atrasos-em-repasses-aos-municipios