Tribunal de Contas lança novos manuais para orientar gestores e jurisdicionados

Primeiro FPM deste ano será de R$ 2,8 bilhões; valor menor que transferido em 2019
09/01/2020
FPM: nota técnica orienta gestores para regularização em caso de bloqueios
14/01/2020
Exibir Tudo

Com o intuito de orientar os entes jurisdicionados e instruir gestores e ordenadores de despesas municipais e estaduais, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) reeditou 18 (dezoito) manuais temáticos que buscam auxiliar os administradores públicos no cumprimento de suas obrigações perante a Corte de Contas paulista.

Além de abordar as alterações na legislação, foram inseridas nos manuais as principais decisões que sedimentam a jurisprudência do TCESP, com recomendações de boas práticas acerca da correta prestação de contas, do cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e da condução das gestões financeiras e orçamentárias dos entes da administração direta e indireta.

As publicações também trazem atualizações referentes a setores importantes da administração pública, a exemplo dos repasses ao Terceiro Setor, aplicações nas áreas da Saúde e do Ensino, Previdência, Conselhos Municipais e Parcerias Público-Privadas.

São de interesse para os Prefeitos, Vereadores e Ordenadores de Despesas a abordagem de assuntos vitais, como remuneração de Agentes Políticos, elaboração de licitações e acompanhamento da execução contratual, financiamento das ações e serviços públicos de Saúde, normatização do Controle Interno, entre outros.

Redigidos em linguagem simples, clara e objetiva, os manuais são fonte ágil de consulta por parte de contabilistas, orçamentistas, procuradores, ordenadores de despesa e agentes do controle interno, externo e social.
Os manuais atualizados já estão disponíveis para leitura e download na versão eletrônica no site do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, por meio do link www.tce.sp.gov.br/publicacoes.

 

Fonte:TCESP / Sexta-feira, 10 de Janeiro de 2020 – 

https://www.tce.sp.gov.br/6524-tribunal-contas-lanca-novos-manuais-para-orientar-gestores-e-jurisdicionados